Treino funcional em casa realmente traz resultados?

O treino funcional em casa é uma alternativa encontrada para quem deseja estar em forma de maneira mais prática. Muitas pessoas se queixam do pouco tempo que têm disponível para praticar suas atividades físicas. A necessidade de se deslocar para a academia acaba dificultando ainda mais na busca pelo corpo ideal. Mas, será que essa modalidade de treino é mesmo efetiva?

Por que o treino funcional em casa é cada vez mais popular?

As dificuldades que as pessoas encontram em frequentar uma academia são inúmeras. Entre as principais citadas estão: compromissos pessoais, carga de trabalho, horas extras, tempo gasto para deslocamento e trânsito.

Fazer o treino funcional em casa  se tornou uma opção viável, não só pela praticidade, mas também por ser uma forma mais “barata e confortável”.

Ademais, os vídeos de exercícios encontrados na internet, além de mostrarem o que é o treinamento funcional, contribuíram para aumentar o interesse do público por praticar atividades em casa. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como realizar o treino funcional em casa e quais os benefícios que esta prática pode trazer.

É seguro fazer exercícios funcionais em casa?

A resposta é sim. Hoje em dia, existem muitas opções que tornam possível seguir planos de treinos e, inclusive, ter a orientação de um profissional de educação física no conforto de casa, seja pela internet, Skype, telefone ou até mesmo aplicativos.

Por outro lado, é preciso organizar de forma apropriada o local onde você pretende treinar em casa, para assim evitar tropeços, quedas e outros pequenos acidentes. Afinal de contas, é necessário espaço para realizar os exercícios com movimentos corretos e amplitude adequada.

A sua própria casa pode dispor de acessórios que possibilitarão iniciar uma rotina de exercícios satisfatória.

Por isso, não se preocupe em gastar dinheiro comprando acessórios. Você poderá usar, por exemplo:

  • Sofá, cadeiras, bancos e degraus de escadas, que auxiliam em exercícios de pernas, glúteos e aeróbios.
  • Sacos de alimentos e garrafas com líquidos ou areias, que auxiliam nos exercícios de braços, tronco e equilíbrios.
  • O próprio chão, paredes e batentes de portas, que servem como apoio para abdominais, exercícios deitados e movimentos com o corpo, como flexões e alongamentos.

Mas, caso você tenha condições de adquirir alguns acessórios, melhor ainda! Elásticos, rodas abdominais, halteres, caneleiras e barras são alguns exemplos de baixo custo que você pode adquirir. Esses aparelhos ocupam pouco espaço e melhoram consideravelmente os resultados do seu treino funcional em casa.

É possível emagrecer fazendo exercícios em casa?

Sim, é possível. A perda de peso está muito mais relacionada à frequência e intensidade dos treinos do que à utilização de acessórios e máquinas. Exercícios corporais com movimentos amplos têm uma alta ativação muscular. Isso gera altos gastos energéticos e, consequentemente, maiores alterações metabólicas, que auxiliam no processo de emagrecimento.

Treinar pelo menos 3 vezes por semana também é de extrema importância, de acordo com o seu objetivo.

Trata-se de um equilíbrio, pois, quanto maior for o seu objetivo, maior será a necessidade de dedicação e disciplina. Ressaltamos que é de extrema importância uma alimentação adequada ao seu estilo de vida, objetivos e tipo de treino.  A adesão a uma dieta para emagrecer pode ser muito eficaz nesse processo.

Portanto, se você gosta de treinamento funcional, deseja emagrecer e prefere treinar em casa, procure orientação profissional, organize o seu ambiente e vá em frente!

Agora que explicamos como é possível treinar de forma eficiente no conforto da sua casa, compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também possam aproveitar essa dica!

Escrito por:

Prof. Fernando Alves, Pós-graduando em Fisiologia do Exercício e Avaliação Funcional, Certificado pelo CREF1/RJ como Responsável Técnico de Academias e CEO da Foco Saúde, seu Personal Trainer, onde você estiver.
Foco Saúde
Aplicativos de exercícios, treinos individualizados e personal trainers online à sua disposição! Foco Saúde - seu Personal Trainer, onde você estiver. www.focosaudeonline.com

Treino funcional em casa realmente traz resultados?

O treino funcional em casa é uma alternativa encontrada para quem deseja estar em forma de maneira mais prática. Muitas pessoas se queixam do pouco tempo que têm disponível para praticar suas atividades físicas. A necessidade de se deslocar para a academia acaba dificultando ainda mais na busca pelo corpo ideal. Mas, será que essa modalidade de treino é mesmo efetiva?

Por que o treino funcional em casa é cada vez mais popular?

As dificuldades que as pessoas encontram em frequentar uma academia são inúmeras. Entre as principais citadas estão: compromissos pessoais, carga de trabalho, horas extras, tempo gasto para deslocamento e trânsito.

Fazer o treino funcional em casa  se tornou uma opção viável, não só pela praticidade, mas também por ser uma forma mais “barata e confortável”.

Ademais, os vídeos de exercícios encontrados na internet, além de mostrarem o que é o treinamento funcional, contribuíram para aumentar o interesse do público por praticar atividades em casa. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como realizar o treino funcional em casa e quais os benefícios que esta prática pode trazer.

É seguro fazer exercícios funcionais em casa?

A resposta é sim. Hoje em dia, existem muitas opções que tornam possível seguir planos de treinos e, inclusive, ter a orientação de um profissional de educação física no conforto de casa, seja pela internet, Skype, telefone ou até mesmo aplicativos.

Por outro lado, é preciso organizar de forma apropriada o local onde você pretende treinar em casa, para assim evitar tropeços, quedas e outros pequenos acidentes. Afinal de contas, é necessário espaço para realizar os exercícios com movimentos corretos e amplitude adequada.

A sua própria casa pode dispor de acessórios que possibilitarão iniciar uma rotina de exercícios satisfatória.

Por isso, não se preocupe em gastar dinheiro comprando acessórios. Você poderá usar, por exemplo:

  • Sofá, cadeiras, bancos e degraus de escadas, que auxiliam em exercícios de pernas, glúteos e aeróbios.
  • Sacos de alimentos e garrafas com líquidos ou areias, que auxiliam nos exercícios de braços, tronco e equilíbrios.
  • O próprio chão, paredes e batentes de portas, que servem como apoio para abdominais, exercícios deitados e movimentos com o corpo, como flexões e alongamentos.

Mas, caso você tenha condições de adquirir alguns acessórios, melhor ainda! Elásticos, rodas abdominais, halteres, caneleiras e barras são alguns exemplos de baixo custo que você pode adquirir. Esses aparelhos ocupam pouco espaço e melhoram consideravelmente os resultados do seu treino funcional em casa.

É possível emagrecer fazendo exercícios em casa?

Sim, é possível. A perda de peso está muito mais relacionada à frequência e intensidade dos treinos do que à utilização de acessórios e máquinas. Exercícios corporais com movimentos amplos têm uma alta ativação muscular. Isso gera altos gastos energéticos e, consequentemente, maiores alterações metabólicas, que auxiliam no processo de emagrecimento.

Treinar pelo menos 3 vezes por semana também é de extrema importância, de acordo com o seu objetivo.

Trata-se de um equilíbrio, pois, quanto maior for o seu objetivo, maior será a necessidade de dedicação e disciplina. Ressaltamos que é de extrema importância uma alimentação adequada ao seu estilo de vida, objetivos e tipo de treino.  A adesão a uma dieta para emagrecer pode ser muito eficaz nesse processo.

Portanto, se você gosta de treinamento funcional, deseja emagrecer e prefere treinar em casa, procure orientação profissional, organize o seu ambiente e vá em frente!

Agora que explicamos como é possível treinar de forma eficiente no conforto da sua casa, compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também possam aproveitar essa dica!

Escrito por:

Prof. Fernando Alves, Pós-graduando em Fisiologia do Exercício e Avaliação Funcional, Certificado pelo CREF1/RJ como Responsável Técnico de Academias e CEO da Foco Saúde, seu Personal Trainer, onde você estiver.

Assine a Revista Labdoor

Scroll to top