Whey Protein engorda: verdade ou mito?

Afinal, Whey Protein engorda ou não? O que é mito e o que é verdade sobre esse assunto? Essas são perguntas frequentes entre os consumidores desse suplemento, que ganha cada vez mais espaço entre os adeptos de uma vida saudável. Por isso, para esclarecer essas e outras dúvidas, recomendamos que você acompanhe o artigo a seguir.

É verdade que o Whey Protein engorda?

Mesmo que várias pessoas ainda tenham dúvidas se o Whey Protein engorda, ele continua sendo um suplemento amplamente consumido. Por esse motivo, cada vez são realizados mais estudos e pesquisas para avaliar seus benefícios e a melhor maneira de incluí-lo numa rotina nutricional.

Por tratar de um suplemento, é comum a incerteza de consumidores em relação a algumas questões, como o emagrecimento, ganho de massa muscular e, em especial, se o Whey Protein engorda de fato.

É preciso esclarecer que, se você consome mais calorias do que gasta durante o dia, seu corpo vai guardar esta reserva, ou seja, você vai ganhar peso, independente da suplementação ou não.

Mas, se a ingestão for feita de forma adequada em seu cálculo metabólico diário, com o acompanhamento de um especialista nutricional, todos os benefícios associados ao ganho de massa muscular e redução de peso serão obtidos.

Como ele age no nosso organismo?

O Whey Protein é constituído pela proteína do soro do leite, que é considerada uma das proteínas de maior valor biológico existente. Seu consumo promove, principalmente, o ganho de massa muscular. O alto teor de aminoácidos essenciais e cálcio consistem na principal característica dessas proteínas.

O Whey Protein tem rápida absorção, elevando os níveis de aminoácidos plasmáticos que atuam na produção de energia da célula. Essa ação gera a queima de calorias, além de atuar na regeneração das fibras, promovendo a hipertrofia muscular.

Estudos recentes trazem novas informações sobre os benefícios relativos ao consumo de suplementos de alto valor proteico. Pesquisadores comprovaram que as proteínas promovem a termogênese, o que amplia o metabolismo após a alimentação (termogênese pós prandial).

O resultado é que o consumo das calorias ingeridas é feito de forma mais acelerada, o que, nesse caso, contradiz a ideia de que o Whey Protein engorda.

E quanto às calorias presentes nesse suplemento?

A questão é que, se você ingerir gordura e carboidrato em excesso, vai engordar! A proteína consiste num macronutriente que, quando ingerido em grandes quantidades ou de forma inadequada, promove o aumento de peso.

O Whey Protein possui calorias, por isso, se você não fizer o balanço adequado entre consumo de calorias e ingestão, seu corpo vai armazenar essas calorias.

Isso não significa necessariamente que o Whey Protein engorda, apesar de muitos se enganarem quando o assunto é engordar ou ganhar peso.

O efeito mais significativo do Whey Protein é promover ganho de massa muscular, que também pesa, mas consiste em massa magra. A massa magra, diferente da gordura, gasta as calorias para se manter ativa.

O aumento da massa muscular resulta em mais peso. Entretanto, o ganho de massa magra é benéfico e saudável. Engordar significa aumentar a gordura corporal, o que não ocorre ao fazer a ingestão de Whey Protein, quando é associado à prática de atividades físicas.

Como posso potencializar os efeitos do Whey Protein?

Ao tomar Whey Protein e realizar a prática de treinos regulares, como a musculação, você promove ganho de massa magra, que realiza o consumo de energia para se manter. Isso resulta na queima de gordura.

Vale lembrar que a ingestão de proteínas na dieta é indicada para emagrecer. Quando associada à restrição de carboidratos e gorduras, essa combinação faz com que a proteína consuma 30% a mais de calorias para a metabolização.

Para que todos os benefícios desse suplemento alimentar sejam obtidos, seu uso deverá incluir a supervisão de um profissional que acompanhe a sua rotina física e nutricional. Além disso, é importante saber como tomar o Whey Protein da forma correta.

Concluindo, a resposta para a pergunta se o Whey Protein engorda ou não, depende de alguns fatores, como uma alimentação equilibrada, disciplina e consumo adequado. O comprometimento com uma rotina focada na prática de atividade física é essencial para a obtenção dos melhores resultados.

Seguindo essas dicas, será possível alcançar melhores resultados ao consumir esse suplemento.

Agora que você esclareceu suas dúvidas sobre o Whey Protein e o ganho de peso, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos para informá-los também?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEAVERS, Kristen M. et al. Effect of protein source during weight loss on body composition, cardiometabolic risk and physical performance in abdominally obese, older adults: a pilot feeding study. The journal of nutrition, health & aging, v. 19, n. 1, p. 87-95, 2015.  (Artigo)

DEVRIES, Michaela C.; PHILLIPS, Stuart M. Supplemental protein in support of muscle mass and health: advantage whey. Journal of food science, v. 80, n. S1, p. A8-A15, 2015. (Artigo)

DUDGEON, Wesley D.; KELLEY, Elizabeth P.; SCHEETT, Timothy P. Effect of Whey Protein in Conjunction with a Caloric-Restricted Diet and Resistance Training. The Journal of Strength & Conditioning Research, 2016. (Artigo)

Leidy, Heather J., et al. "The role of protein in weight loss and maintenance." The American journal of clinical nutrition 101.6, p. 1320S-1329S, 2015. (Artigo)
Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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Whey Protein engorda: verdade ou mito?

Afinal, Whey Protein engorda ou não? O que é mito e o que é verdade sobre esse assunto? Essas são perguntas frequentes entre os consumidores desse suplemento, que ganha cada vez mais espaço entre os adeptos de uma vida saudável. Por isso, para esclarecer essas e outras dúvidas, recomendamos que você acompanhe o artigo a seguir.

É verdade que o Whey Protein engorda?

Mesmo que várias pessoas ainda tenham dúvidas se o Whey Protein engorda, ele continua sendo um suplemento amplamente consumido. Por esse motivo, cada vez são realizados mais estudos e pesquisas para avaliar seus benefícios e a melhor maneira de incluí-lo numa rotina nutricional.

Por tratar de um suplemento, é comum a incerteza de consumidores em relação a algumas questões, como o emagrecimento, ganho de massa muscular e, em especial, se o Whey Protein engorda de fato.

É preciso esclarecer que, se você consome mais calorias do que gasta durante o dia, seu corpo vai guardar esta reserva, ou seja, você vai ganhar peso, independente da suplementação ou não.

Mas, se a ingestão for feita de forma adequada em seu cálculo metabólico diário, com o acompanhamento de um especialista nutricional, todos os benefícios associados ao ganho de massa muscular e redução de peso serão obtidos.

Como ele age no nosso organismo?

O Whey Protein é constituído pela proteína do soro do leite, que é considerada uma das proteínas de maior valor biológico existente. Seu consumo promove, principalmente, o ganho de massa muscular. O alto teor de aminoácidos essenciais e cálcio consistem na principal característica dessas proteínas.

O Whey Protein tem rápida absorção, elevando os níveis de aminoácidos plasmáticos que atuam na produção de energia da célula. Essa ação gera a queima de calorias, além de atuar na regeneração das fibras, promovendo a hipertrofia muscular.

Estudos recentes trazem novas informações sobre os benefícios relativos ao consumo de suplementos de alto valor proteico. Pesquisadores comprovaram que as proteínas promovem a termogênese, o que amplia o metabolismo após a alimentação (termogênese pós prandial).

O resultado é que o consumo das calorias ingeridas é feito de forma mais acelerada, o que, nesse caso, contradiz a ideia de que o Whey Protein engorda.

E quanto às calorias presentes nesse suplemento?

A questão é que, se você ingerir gordura e carboidrato em excesso, vai engordar! A proteína consiste num macronutriente que, quando ingerido em grandes quantidades ou de forma inadequada, promove o aumento de peso.

O Whey Protein possui calorias, por isso, se você não fizer o balanço adequado entre consumo de calorias e ingestão, seu corpo vai armazenar essas calorias.

Isso não significa necessariamente que o Whey Protein engorda, apesar de muitos se enganarem quando o assunto é engordar ou ganhar peso.

O efeito mais significativo do Whey Protein é promover ganho de massa muscular, que também pesa, mas consiste em massa magra. A massa magra, diferente da gordura, gasta as calorias para se manter ativa.

O aumento da massa muscular resulta em mais peso. Entretanto, o ganho de massa magra é benéfico e saudável. Engordar significa aumentar a gordura corporal, o que não ocorre ao fazer a ingestão de Whey Protein, quando é associado à prática de atividades físicas.

Como posso potencializar os efeitos do Whey Protein?

Ao tomar Whey Protein e realizar a prática de treinos regulares, como a musculação, você promove ganho de massa magra, que realiza o consumo de energia para se manter. Isso resulta na queima de gordura.

Vale lembrar que a ingestão de proteínas na dieta é indicada para emagrecer. Quando associada à restrição de carboidratos e gorduras, essa combinação faz com que a proteína consuma 30% a mais de calorias para a metabolização.

Para que todos os benefícios desse suplemento alimentar sejam obtidos, seu uso deverá incluir a supervisão de um profissional que acompanhe a sua rotina física e nutricional. Além disso, é importante saber como tomar o Whey Protein da forma correta.

Concluindo, a resposta para a pergunta se o Whey Protein engorda ou não, depende de alguns fatores, como uma alimentação equilibrada, disciplina e consumo adequado. O comprometimento com uma rotina focada na prática de atividade física é essencial para a obtenção dos melhores resultados.

Seguindo essas dicas, será possível alcançar melhores resultados ao consumir esse suplemento.

Agora que você esclareceu suas dúvidas sobre o Whey Protein e o ganho de peso, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos para informá-los também?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEAVERS, Kristen M. et al. Effect of protein source during weight loss on body composition, cardiometabolic risk and physical performance in abdominally obese, older adults: a pilot feeding study. The journal of nutrition, health & aging, v. 19, n. 1, p. 87-95, 2015.  (Artigo)

DEVRIES, Michaela C.; PHILLIPS, Stuart M. Supplemental protein in support of muscle mass and health: advantage whey. Journal of food science, v. 80, n. S1, p. A8-A15, 2015. (Artigo)

DUDGEON, Wesley D.; KELLEY, Elizabeth P.; SCHEETT, Timothy P. Effect of Whey Protein in Conjunction with a Caloric-Restricted Diet and Resistance Training. The Journal of Strength & Conditioning Research, 2016. (Artigo)

Leidy, Heather J., et al. "The role of protein in weight loss and maintenance." The American journal of clinical nutrition 101.6, p. 1320S-1329S, 2015. (Artigo)

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