A Vitamina do Sol e o quanto você precisa dela

A vitamina do sol, como é conhecida a vitamina D3, é importante para a saúde do nosso corpo. Apesar disso, nem todas as pessoas sabem como ela é produzida ou qual a melhor maneira de adquiri-la em quantidades suficientes. Neste artigo, veja como ela atua no organismo e o que fazer para prevenir a deficiência dessa vitamina.

Como a vitamina do sol é sintetizada pelo corpo?

A vitamina do sol (que consiste na vitamina D3) é sintetizada na pele humana quando exposta à luz solar. Os raios ultravioletas (UV) convertem o 7-desidrocolesterol na pré-vitamina D3. Em seguida, é modificada no fígado e nos rins, para então formar o hormônio biologicamente ativo.

A quantidade de vitamina D3 produzida é diretamente relativa à quantidade de luz solar que entra em contato com a pele. A capacidade da pele em sintetizar a pré-vitamina também é um fator determinante.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir ou impedir a produção efetiva da vitamina do sol, como a nebulosidade, variações no clima, as roupas que encobrem a pele e até mesmo a cor da pele.

LEIA TAMBÉM: A VITAMINA D3 E A COR DA SUA PELE

Quanto maior a exposição ao sol, melhor?

Uma exposição maior à luz solar irá, consequentemente, proporcionar uma maior produção de vitamina D. Isso ocorrerá principalmente em lugares ou momentos do dia em que a intensidade solar for maior. Nesse caso, quanto maior a exposição ao sol, melhor será. Porém, é preciso que essa exposição seja feita com moderação.

Pessoas que moram em regiões onde há maior incidência de luz solar possuem uma vantagem significantemente melhor para a prevenção da deficiência da vitamina D.

O contrário ocorre com pessoas que moram em lugares onde a incidência solar é mais rara e, por esse motivo, terão mais chances de apresentar essa deficiência.

No entanto, apesar da luz solar ser necessária para a produção da vitamina do sol, também expõe aos riscos da radiação UV. Essa radiação pode causar sérios danos no DNA, aumentado o risco do aparecimento do câncer de pele.

Quanto tempo de sol é suficiente para a produção da vitamina D?

Os institutos de saúde recomendam que a exposição à luz solar seja feita de forma limitada, como medida preventiva contra o câncer de pele. Além disso, recomendam o uso de roupas protetoras ou o uso de protetor solar com fator de proteção adequado, principalmente quando a exposição ao sol for feita por vários minutos.

De acordo com a National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos), a exposição ao sol por apenas 10 a 15 minutos por dia (no rosto e nas mãos), durante três dias na semana, é suficiente para fornecer as quantidades adequadas da vitamina do sol para o corpo.

VEJA TAMBÉM: VITAMINA D2 OU D3: QUAL É MELHOR PARA A SUA SAÚDE?

Como proceder em lugares onde não há luz solar suficiente?

As pessoas que evitam a luz solar ou moram em lugares onde ela é limitada, devem incluir a vitamina D em sua dieta através de suplementos.

Aqueles que vivem em áreas de alta latitude (ou seja, longe do equador), provavelmente obtêm pouco sol, principalmente durante o inverno. Portanto, durante esse período, uma dieta bem equilibrada em conjunto com uma suplementação multivitamínica podem ser a solução para fornecer quantidades adequadas da vitamina.

Quer saber mais sobre essa e outras vitaminas essenciais para a boa saúde? Cadastre seu e-mail em nossa Newsletter e receba gratuitamente mais artigos a respeito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Vitamin D - Office of Dietary Supplements. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-Consumer/>. Acesso em: 29 de dez. 2016.

MEDLINE PLUS. Vitamin D - National Library of Medicine. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/article/002405.htm>. Acesso em 29 de dez. 2016.

Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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A Vitamina do Sol e o quanto você precisa dela

A vitamina do sol, como é conhecida a vitamina D3, é importante para a saúde do nosso corpo. Apesar disso, nem todas as pessoas sabem como ela é produzida ou qual a melhor maneira de adquiri-la em quantidades suficientes. Neste artigo, veja como ela atua no organismo e o que fazer para prevenir a deficiência dessa vitamina.

Como a vitamina do sol é sintetizada pelo corpo?

A vitamina do sol (que consiste na vitamina D3) é sintetizada na pele humana quando exposta à luz solar. Os raios ultravioletas (UV) convertem o 7-desidrocolesterol na pré-vitamina D3. Em seguida, é modificada no fígado e nos rins, para então formar o hormônio biologicamente ativo.

A quantidade de vitamina D3 produzida é diretamente relativa à quantidade de luz solar que entra em contato com a pele. A capacidade da pele em sintetizar a pré-vitamina também é um fator determinante.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir ou impedir a produção efetiva da vitamina do sol, como a nebulosidade, variações no clima, as roupas que encobrem a pele e até mesmo a cor da pele.

LEIA TAMBÉM: A VITAMINA D3 E A COR DA SUA PELE

Quanto maior a exposição ao sol, melhor?

Uma exposição maior à luz solar irá, consequentemente, proporcionar uma maior produção de vitamina D. Isso ocorrerá principalmente em lugares ou momentos do dia em que a intensidade solar for maior. Nesse caso, quanto maior a exposição ao sol, melhor será. Porém, é preciso que essa exposição seja feita com moderação.

Pessoas que moram em regiões onde há maior incidência de luz solar possuem uma vantagem significantemente melhor para a prevenção da deficiência da vitamina D.

O contrário ocorre com pessoas que moram em lugares onde a incidência solar é mais rara e, por esse motivo, terão mais chances de apresentar essa deficiência.

No entanto, apesar da luz solar ser necessária para a produção da vitamina do sol, também expõe aos riscos da radiação UV. Essa radiação pode causar sérios danos no DNA, aumentado o risco do aparecimento do câncer de pele.

Quanto tempo de sol é suficiente para a produção da vitamina D?

Os institutos de saúde recomendam que a exposição à luz solar seja feita de forma limitada, como medida preventiva contra o câncer de pele. Além disso, recomendam o uso de roupas protetoras ou o uso de protetor solar com fator de proteção adequado, principalmente quando a exposição ao sol for feita por vários minutos.

De acordo com a National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos), a exposição ao sol por apenas 10 a 15 minutos por dia (no rosto e nas mãos), durante três dias na semana, é suficiente para fornecer as quantidades adequadas da vitamina do sol para o corpo.

VEJA TAMBÉM: VITAMINA D2 OU D3: QUAL É MELHOR PARA A SUA SAÚDE?

Como proceder em lugares onde não há luz solar suficiente?

As pessoas que evitam a luz solar ou moram em lugares onde ela é limitada, devem incluir a vitamina D em sua dieta através de suplementos.

Aqueles que vivem em áreas de alta latitude (ou seja, longe do equador), provavelmente obtêm pouco sol, principalmente durante o inverno. Portanto, durante esse período, uma dieta bem equilibrada em conjunto com uma suplementação multivitamínica podem ser a solução para fornecer quantidades adequadas da vitamina.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Vitamin D - Office of Dietary Supplements. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-Consumer/>. Acesso em: 29 de dez. 2016.

MEDLINE PLUS. Vitamin D - National Library of Medicine. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/article/002405.htm>. Acesso em 29 de dez. 2016.

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