Vitamina B – um verdadeiro time em campo para melhorar a saúde

A vitamina B pode ser considerada a mais importante para a manutenção da nossa saúde. Como o nosso corpo produz uma quantidade pequena dessa vitamina, é preciso que ela seja adquirida de outras fontes, como a alimentação e a suplementação. Entenda como ela é formada e de que maneira atua nas funções do nosso corpo.

Vitaminas que formam o complexo B

As vitaminas são parte importante para o funcionamento de nosso organismo, mas, quando se trata de manter a saúde em dia, talvez a vitamina B seja a mais importante. Isso porque, na verdade, ela consiste em um “complexo”. São diversas as vitaminas que constituem o complexo B, entre elas:

  • tiamina, ou vitamina B1
  • riboflavina, ou vitamina B2
  • niacina, ou vitamina B3
  • ácido pantotênico, ou vitamina B5
  • piridoxina, ou vitamina B6
  • biotina, ou vitamina B7
  • ácido fólico, ou vitamina B9
  • folacina, ou vitamina B11
  • cobalamina, ou vitamina B12

Essas várias substâncias possuem algumas funções em comum no corpo e, por essa razão, sua designação genérica como vitamina B.

Contudo, algumas delas possuem funções específicas, ligadas à produção de hormônios, ao metabolismo de carboidratos e açúcares, à formação de células sanguíneas, à respiração e ao crescimento celular e muito mais.

Pessoas que podem apresentar deficiência dessa vitamina

Além de alguns hábitos alimentares ruins e do sedentarismo, alguns perfis de pessoas podem desenvolver deficiências de algumas das substâncias do complexo B, caso não tenham cuidado. Claro que, a suplementação ou, ainda melhor, a reeducação alimentar é sempre possível para reverter esse quadro. Entretanto, você deve observar sua ingestão dessa vitamina se você:

  • É fumante
  • É vegetariano
  • Possui idade mais avançada
  • Consome álcool em excesso ou utiliza entorpecentes
  • Possui problemas digestivos crônicos
  • Possui uma dieta pouco variada e com baixo teor nutricional

Pessoas que possuem algumas dessas características talvez necessitem, ainda que transitoriamente, de suplementação das vitaminas do complexo B. O melhor é sempre relatar ao seu médico o perfil da sua alimentação e estilo de vida, para que ele possa avaliar corretamente se há deficiência de alguma das vitaminas.

O complexo B está presente em vários polivitamínicos, porém, como no caso de outras vitaminas, a B e suas subdivisões são sempre absorvidas de modo mais eficiente quando consumidas via alimentação.

Quais são as funções específicas da vitamina B?

Como você já sabe, são várias as substâncias do complexo B. Se você deseja saber mais detalhes, podemos enumerar aqui alguns dos benefícios de manter sempre em dia o abastecimento do seu corpo com esses elementos.

  1. A vitamina B2, por exemplo, auxilia na conversão de nutrientes em energia no corpo – ou seja, é essencial para quem treina. Além disso, ela tem um papel importante na criação de novas hemácias, fundamentais para o processo respiratório.
  2. A vitamina B1 também possui funções ligadas à produção de energia – e ajuda a manter as funções mentais e o humor. Ela costuma ser abundante em grãos, brotos e algumas sementes.
  3. A niacina, ou B3, é uma vitamina multitarefa: ela tem um papel comprovado em mais de 50 processos metabólicos em nosso corpo, que incluem a produção de muitos hormônios, o controle do colesterol e a quebra de uma série de proteínas. Outra vitamina que também possui um papel importante em muitos desses processos é a B5.
  4. A vitamina B6 é importante e essencial na construção de proteínas – um elemento-chave para bodybuilders e quem pratica atividades físicas mais puxadas. A piroxidina é um aminoácido que auxilia na construção de mais de 5 mil proteínas distintas.
  5. Finalmente, a vitamina B12 merece atenção especial para o treino: além de suas muitas funções corporais, ela tem um papel importante na síntese de creatina. Em outras palavras: para que usar toneladas de suplementos de creatina se você pode regular a produção e síntese desse importante elemento da energia muscular com vitaminas?

Para saber mais sobre a importância dessa e outras vitaminas para a saúde do seu corpo, não deixe de assinar gratuitamente a nossa Newsletter.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRÈS, Emmanuel et al. Vitamin B12 (cobalamin) deficiency in elderly patients. Canadian Medical Association Journal, v. 171, n. 3, p. 251-259, 2004. (Artigo)

RUSSELL, R.M.; et all. “Nutrition”. JAMA. 1996;275(23):1828-1829. doi:10.1001/jama.1996.03530470056033. (Artigo)

INSTITUTE OF MEDICINE (US) STANDING COMMITTEE ON THE SCIENTIFIC EVALUATION OF DIETARY REFERENCE INTAKES et al. Dietary reference intakes for thiamin, riboflavin, niacin, vitamin B6, folate, vitamin B12, pantothenic acid, biotin, and choline. National Academies Press (US), 1998.(Artigo)

Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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Vitamina B – um verdadeiro time em campo para melhorar a saúde

A vitamina B pode ser considerada a mais importante para a manutenção da nossa saúde. Como o nosso corpo produz uma quantidade pequena dessa vitamina, é preciso que ela seja adquirida de outras fontes, como a alimentação e a suplementação. Entenda como ela é formada e de que maneira atua nas funções do nosso corpo.

Vitaminas que formam o complexo B

As vitaminas são parte importante para o funcionamento de nosso organismo, mas, quando se trata de manter a saúde em dia, talvez a vitamina B seja a mais importante. Isso porque, na verdade, ela consiste em um “complexo”. São diversas as vitaminas que constituem o complexo B, entre elas:

  • tiamina, ou vitamina B1
  • riboflavina, ou vitamina B2
  • niacina, ou vitamina B3
  • ácido pantotênico, ou vitamina B5
  • piridoxina, ou vitamina B6
  • biotina, ou vitamina B7
  • ácido fólico, ou vitamina B9
  • folacina, ou vitamina B11
  • cobalamina, ou vitamina B12

Essas várias substâncias possuem algumas funções em comum no corpo e, por essa razão, sua designação genérica como vitamina B.

Contudo, algumas delas possuem funções específicas, ligadas à produção de hormônios, ao metabolismo de carboidratos e açúcares, à formação de células sanguíneas, à respiração e ao crescimento celular e muito mais.

Pessoas que podem apresentar deficiência dessa vitamina

Além de alguns hábitos alimentares ruins e do sedentarismo, alguns perfis de pessoas podem desenvolver deficiências de algumas das substâncias do complexo B, caso não tenham cuidado. Claro que, a suplementação ou, ainda melhor, a reeducação alimentar é sempre possível para reverter esse quadro. Entretanto, você deve observar sua ingestão dessa vitamina se você:

  • É fumante
  • É vegetariano
  • Possui idade mais avançada
  • Consome álcool em excesso ou utiliza entorpecentes
  • Possui problemas digestivos crônicos
  • Possui uma dieta pouco variada e com baixo teor nutricional

Pessoas que possuem algumas dessas características talvez necessitem, ainda que transitoriamente, de suplementação das vitaminas do complexo B. O melhor é sempre relatar ao seu médico o perfil da sua alimentação e estilo de vida, para que ele possa avaliar corretamente se há deficiência de alguma das vitaminas.

O complexo B está presente em vários polivitamínicos, porém, como no caso de outras vitaminas, a B e suas subdivisões são sempre absorvidas de modo mais eficiente quando consumidas via alimentação.

Quais são as funções específicas da vitamina B?

Como você já sabe, são várias as substâncias do complexo B. Se você deseja saber mais detalhes, podemos enumerar aqui alguns dos benefícios de manter sempre em dia o abastecimento do seu corpo com esses elementos.

  1. A vitamina B2, por exemplo, auxilia na conversão de nutrientes em energia no corpo – ou seja, é essencial para quem treina. Além disso, ela tem um papel importante na criação de novas hemácias, fundamentais para o processo respiratório.
  2. A vitamina B1 também possui funções ligadas à produção de energia – e ajuda a manter as funções mentais e o humor. Ela costuma ser abundante em grãos, brotos e algumas sementes.
  3. A niacina, ou B3, é uma vitamina multitarefa: ela tem um papel comprovado em mais de 50 processos metabólicos em nosso corpo, que incluem a produção de muitos hormônios, o controle do colesterol e a quebra de uma série de proteínas. Outra vitamina que também possui um papel importante em muitos desses processos é a B5.
  4. A vitamina B6 é importante e essencial na construção de proteínas – um elemento-chave para bodybuilders e quem pratica atividades físicas mais puxadas. A piroxidina é um aminoácido que auxilia na construção de mais de 5 mil proteínas distintas.
  5. Finalmente, a vitamina B12 merece atenção especial para o treino: além de suas muitas funções corporais, ela tem um papel importante na síntese de creatina. Em outras palavras: para que usar toneladas de suplementos de creatina se você pode regular a produção e síntese desse importante elemento da energia muscular com vitaminas?

Para saber mais sobre a importância dessa e outras vitaminas para a saúde do seu corpo, não deixe de assinar gratuitamente a nossa Newsletter.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRÈS, Emmanuel et al. Vitamin B12 (cobalamin) deficiency in elderly patients. Canadian Medical Association Journal, v. 171, n. 3, p. 251-259, 2004. (Artigo)

RUSSELL, R.M.; et all. “Nutrition”. JAMA. 1996;275(23):1828-1829. doi:10.1001/jama.1996.03530470056033. (Artigo)

INSTITUTE OF MEDICINE (US) STANDING COMMITTEE ON THE SCIENTIFIC EVALUATION OF DIETARY REFERENCE INTAKES et al. Dietary reference intakes for thiamin, riboflavin, niacin, vitamin B6, folate, vitamin B12, pantothenic acid, biotin, and choline. National Academies Press (US), 1998.(Artigo)

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