Veja no infográfico a hora certa de tomar seus suplementos alimentares

Você sabe qual a melhor hora de tomar seus suplementos alimentares para que haja uma maior absorção dos nutrientes e menor chance de efeitos colaterais? Descubra no infográfico.

Recomendações gerais para a ingestão de suplementos alimentares

De forma geral, todos os suplementos alimentares devem ser tomados com água, e nunca com bebidas quentes como café e chá. A cafeína ou os taninos presentes nestas bebidas podem interferir na absorção de nutrientes e acelerar a perda de minerais. No caso dos probióticos, bebidas quentes podem matar as bactérias.

horário para tomar suplementos alimentares

Multivitamínicos

Suplementos multivitamínicos contém tipicamente vitaminas lipossolúveis como A, D, E, e K, e vitaminas hidrossolúveis como a C e as vitaminas do complexo B.

  1. Vitaminas lipossolúveis são dissolvidas e transportadas pela gordura ingerida na alimentação. No entanto, este tipo de vitamina pode se acumular gradualmente na gordura corporal, podendo ser liberada na circulação em quantidades tóxicas quando perdemos peso.
  2. As vitaminas hidrossolúveis não precisam de gordura para serem absorvidas pelo organismo. Na verdade, elas podem até ter sua absorção comprometida por ingestão excessiva de gordura. Além disso, vitaminas hidrossolúveis podem causar distúrbios gastrointestinais quando tomadas de estômago vazio.

Conclusão: Com excessão da vitamina B-12, o melhor é tomar o suplemento multivitamínico durante uma refeição com quantidade moderada de gordura. Alguns estudos sugerem que a vitamina D possui efeito negativo no sono, então pode ser melhor tomá-la até a hora do almoço.

LEIA TAMBÉM: Vitamina D2 ou D3: qual é melhor para a sua saúde?

Minerais

Minerais são comumente encontrados em multivitamínicos, mas também podem ser vendidos separadamente.

  • Cálcio: Se você toma medicamentos, procure tomar o cálcio separado dos remédios para evitar interações medicamentosas. E se a sua dose for mais alta do que 500 mg de cálcio, tente dividi-la em 2 durante para aumentar a absorção.
  • Ferro: Ele é melhor absorvido se tomado de estômago vazio, e não deve ser ingerido com cálcio, zinco e vitamina D. No entanto, tomar suplemento de ferro sem comida pode causar distúrbios gastrointestinais. Neste caso ele pode ser tomado junto a uma refeição leve que não contenha cafeína, leite ou alimentos ricos em fibras. Alimentos ricos em vitamina C podem aumentar a absorção do ferro.
  • Magnésio: O Magnésio parece possuir efeitos calmantes na musculatura esquelética e sistema nervoso. Por causa disso é interessante tomá-lo à noite e durante uma refeição para melhor absorção.

LEIA TAMBÉM: Alimentos ricos em magnésio – e porque devemos consumi-los

Probióticos

Probióticos são microorganismos vivos tipicamente utilizados para reestabelecer a flora intestinal, embora seus benefícios se estendam a todo o organismo.

O melhor horário para tomá-los é quando os processos digestivos estão menos ativos. Desta maneira seus microorganismos se preservam vivos até chegarem ao intestino. A melhor estratégia é ingeri-los 30 minutos antes de uma refeição contendo um pouco de gordura.

SAIBA MAIS: Probióticos: Conheça o incrível potencial de cura das bactérias do bem

LEIA TAMBÉM: Os possíveis benefícios dos probióticos para o cérebro e o humor

Óleo de peixe

Geralmente a gordura demora mais tempo para ser digerida do que carboidratos e proteínas. Por este motivo, o óleo de peixe não deve ser ingerido antes de exercícios físicos. O melhor é ingeri-lo junto a vitaminas lipossolúveis e durante refeições.

LEIA TAMBÉM: Deficiências nutricionais que podem colocar em risco a qualidade de vida da mulher


Referências

  1.  Should you take probiotics? Harvard Health Publications. April, 2015.
  2. Taking iron supplements. MedlinePlus. May, 2015.
  3. Zeratsky, K. When should I take calcium supplements? Does the timing matter? Mayo Clinic. August, 2015.
  4. Fat-Soluble Vitamins. Berkeley Wellness. June, 2012.
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Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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Você sabe qual a melhor hora de tomar seus suplementos alimentares para que haja uma maior absorção dos nutrientes e menor chance de efeitos colaterais? Descubra no infográfico.

Recomendações gerais para a ingestão de suplementos alimentares

De forma geral, todos os suplementos alimentares devem ser tomados com água, e nunca com bebidas quentes como café e chá. A cafeína ou os taninos presentes nestas bebidas podem interferir na absorção de nutrientes e acelerar a perda de minerais. No caso dos probióticos, bebidas quentes podem matar as bactérias.

horário para tomar suplementos alimentares

Multivitamínicos

Suplementos multivitamínicos contém tipicamente vitaminas lipossolúveis como A, D, E, e K, e vitaminas hidrossolúveis como a C e as vitaminas do complexo B.

  1. Vitaminas lipossolúveis são dissolvidas e transportadas pela gordura ingerida na alimentação. No entanto, este tipo de vitamina pode se acumular gradualmente na gordura corporal, podendo ser liberada na circulação em quantidades tóxicas quando perdemos peso.
  2. As vitaminas hidrossolúveis não precisam de gordura para serem absorvidas pelo organismo. Na verdade, elas podem até ter sua absorção comprometida por ingestão excessiva de gordura. Além disso, vitaminas hidrossolúveis podem causar distúrbios gastrointestinais quando tomadas de estômago vazio.

Conclusão: Com excessão da vitamina B-12, o melhor é tomar o suplemento multivitamínico durante uma refeição com quantidade moderada de gordura. Alguns estudos sugerem que a vitamina D possui efeito negativo no sono, então pode ser melhor tomá-la até a hora do almoço.

LEIA TAMBÉM: Vitamina D2 ou D3: qual é melhor para a sua saúde?

Minerais

Minerais são comumente encontrados em multivitamínicos, mas também podem ser vendidos separadamente.

  • Cálcio: Se você toma medicamentos, procure tomar o cálcio separado dos remédios para evitar interações medicamentosas. E se a sua dose for mais alta do que 500 mg de cálcio, tente dividi-la em 2 durante para aumentar a absorção.
  • Ferro: Ele é melhor absorvido se tomado de estômago vazio, e não deve ser ingerido com cálcio, zinco e vitamina D. No entanto, tomar suplemento de ferro sem comida pode causar distúrbios gastrointestinais. Neste caso ele pode ser tomado junto a uma refeição leve que não contenha cafeína, leite ou alimentos ricos em fibras. Alimentos ricos em vitamina C podem aumentar a absorção do ferro.
  • Magnésio: O Magnésio parece possuir efeitos calmantes na musculatura esquelética e sistema nervoso. Por causa disso é interessante tomá-lo à noite e durante uma refeição para melhor absorção.

LEIA TAMBÉM: Alimentos ricos em magnésio – e porque devemos consumi-los

Probióticos

Probióticos são microorganismos vivos tipicamente utilizados para reestabelecer a flora intestinal, embora seus benefícios se estendam a todo o organismo.

O melhor horário para tomá-los é quando os processos digestivos estão menos ativos. Desta maneira seus microorganismos se preservam vivos até chegarem ao intestino. A melhor estratégia é ingeri-los 30 minutos antes de uma refeição contendo um pouco de gordura.

SAIBA MAIS: Probióticos: Conheça o incrível potencial de cura das bactérias do bem

LEIA TAMBÉM: Os possíveis benefícios dos probióticos para o cérebro e o humor

Óleo de peixe

Geralmente a gordura demora mais tempo para ser digerida do que carboidratos e proteínas. Por este motivo, o óleo de peixe não deve ser ingerido antes de exercícios físicos. O melhor é ingeri-lo junto a vitaminas lipossolúveis e durante refeições.

LEIA TAMBÉM: Deficiências nutricionais que podem colocar em risco a qualidade de vida da mulher


Referências

  1.  Should you take probiotics? Harvard Health Publications. April, 2015.
  2. Taking iron supplements. MedlinePlus. May, 2015.
  3. Zeratsky, K. When should I take calcium supplements? Does the timing matter? Mayo Clinic. August, 2015.
  4. Fat-Soluble Vitamins. Berkeley Wellness. June, 2012.

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