Creatina engorda ou pode atrapalhar a perda de peso?

Apesar de ser frequentemente utilizada por atletas e fisiculturistas, a dúvida se a creatina engorda faz com que muitas pessoas tenham receio de usá-la. Por isso, reunimos informações para esclarecer a possibilidade de ganho de peso ao consumir esse suplemento, que consiste no mais popular e altamente pesquisado do mercado.

Sobre a suplementação de creatina

A creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos, o que causa a redução da fadiga. Usar esse suplemento do esporte terá o impacto positivo para pessoas que fazem treinos intensos e visam o ganho de massa muscular.

A maioria das pessoas sabe que o músculo pesa mais do que a gordura. Isso significa que você pode perder gordura, mas ainda ganhar peso à medida que ganha músculo.

O desenvolvimento da creatina como produto não tem como finalidade a perda de peso. A substância foi formulada e comercializada com o propósito de ajudar os consumidores a construir músculos mais rápido, entre outras vantagens.

Então, quais são os benefícios da creatina?

Confira a seguir quais os benefícios do uso dessa suplementação:

  • Rápido crescimento muscular;
  • Aumento da intensidade do treino;
  • Melhor contração muscular;
  • Ganhos musculares mais significativos;
  • Aumento da taxa metabólica.

Como você pode ver, os benefícios da creatina são realmente grandes. Agora você já sabe que esse suplemento auxilia no aumento da força e tamanho muscular. Mas, o que dizer sobre a declaração de que a creatina engorda?

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor creatina? Testes em laboratório respondem

Creatina engorda ou aumenta a massa muscular?

A creatina é baixa em quantidades de calorias, gordura e carboidratos, o que significa que você não estará adicionando fatores que promovem ganho de gordura ao seu corpo quando usa o suplemento em pó. No entanto, é recomendável verificar os rótulos para avaliar a composição dos produtos que consome.

A respeito da questão se a creatina engorda, podemos afirmar que, quando se fala em ganho de massa muscular, haverá um ganho de peso, ou substituição de massa gorda pela massa magra. A quantidade específica de peso corporal adquirida dependerá da genética individual, bem como a quantidade de creatina consumida através da dieta regular antes da suplementação.

É importante lembrar que o tipo de peso que você vai ganhar como resultado do uso de creatina é exatamente o tipo de peso que deseja: massa magra, muscular sólida.

Por esse motivo, não seria correto afirmar que a creatina engorda de fato. Isso porque ela não causa qualquer tipo de ganho de gordura, mas, na verdade, ajuda a perder gordura a uma taxa mais rápida.

O consumo de creatina causa retenção excessiva de água

Em primeiro lugar, o efeito colateral mais comum relacionado ao uso da creatina são o inchaço e retenção de água. Quando isso acontece, uma flutuação de peso de cerca de 10 a 15 quilos é comum, o que faz pessoas afirmarem que o uso da creatina engorda.

Este é um mito comum ainda falho. Um estudo duplo-cego realizado nos Estados Unidos, controlado por placebo, descobriu que, após três meses de uso de creatina, os indivíduos testados não apresentaram um aumento significativo na quantidade de água em seus corpos. Na verdade, o grupo que tomou a creatina mostrou melhores ganhos em massa livre de gordura e massa corporal total.

Sendo assim, é importante notar que o peso da água ou o peso do inchaço não é permanente. Conforme os níveis de creatina são reduzidos, como após o ciclo de creatina, você notará que o peso adicional vai desaparecer.

Ao usar qualquer suplemento, a moderação é a chave para a segurança do seu corpo, assim como tomar creatina. Quando se fala em ganho de peso, também é importante avaliar se realmente seus objetivos estão de acordo com os efeitos proporcionados pela creatina.

Curtiu nosso artigo? Compartilhe agora mesmo com os seus amigos que podem ter dúvidas sobre se a creatina engorda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTONIO, Jose; CICCONE, Victoria. The effects of pre versus post workout supplementation of creatine monohydrate on body composition and strength. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 10, n. 1, p. 36, 2013. (Artigo)

ROSENE, J. M. et al. The effects of creatine supplementation on thermoregulation and isokinetic muscular performance following acute (3-day) supplementation. The Journal of sports medicine and physical fitness, v. 55, n. 12, p. 1488-1496, 2015.(Artigo)

TERJUNG, Ronald L. et al. American College of Sports Medicine roundtable. The physiological and health effects of oral creatine supplementation. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 32, n. 3, p. 706-717, 2000. (Artigo)

Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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Creatina engorda ou pode atrapalhar a perda de peso?

Apesar de ser frequentemente utilizada por atletas e fisiculturistas, a dúvida se a creatina engorda faz com que muitas pessoas tenham receio de usá-la. Por isso, reunimos informações para esclarecer a possibilidade de ganho de peso ao consumir esse suplemento, que consiste no mais popular e altamente pesquisado do mercado.

Sobre a suplementação de creatina

A creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos, o que causa a redução da fadiga. Usar esse suplemento do esporte terá o impacto positivo para pessoas que fazem treinos intensos e visam o ganho de massa muscular.

A maioria das pessoas sabe que o músculo pesa mais do que a gordura. Isso significa que você pode perder gordura, mas ainda ganhar peso à medida que ganha músculo.

O desenvolvimento da creatina como produto não tem como finalidade a perda de peso. A substância foi formulada e comercializada com o propósito de ajudar os consumidores a construir músculos mais rápido, entre outras vantagens.

Então, quais são os benefícios da creatina?

Confira a seguir quais os benefícios do uso dessa suplementação:

  • Rápido crescimento muscular;
  • Aumento da intensidade do treino;
  • Melhor contração muscular;
  • Ganhos musculares mais significativos;
  • Aumento da taxa metabólica.

Como você pode ver, os benefícios da creatina são realmente grandes. Agora você já sabe que esse suplemento auxilia no aumento da força e tamanho muscular. Mas, o que dizer sobre a declaração de que a creatina engorda?

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor creatina? Testes em laboratório respondem

Creatina engorda ou aumenta a massa muscular?

A creatina é baixa em quantidades de calorias, gordura e carboidratos, o que significa que você não estará adicionando fatores que promovem ganho de gordura ao seu corpo quando usa o suplemento em pó. No entanto, é recomendável verificar os rótulos para avaliar a composição dos produtos que consome.

A respeito da questão se a creatina engorda, podemos afirmar que, quando se fala em ganho de massa muscular, haverá um ganho de peso, ou substituição de massa gorda pela massa magra. A quantidade específica de peso corporal adquirida dependerá da genética individual, bem como a quantidade de creatina consumida através da dieta regular antes da suplementação.

É importante lembrar que o tipo de peso que você vai ganhar como resultado do uso de creatina é exatamente o tipo de peso que deseja: massa magra, muscular sólida.

Por esse motivo, não seria correto afirmar que a creatina engorda de fato. Isso porque ela não causa qualquer tipo de ganho de gordura, mas, na verdade, ajuda a perder gordura a uma taxa mais rápida.

O consumo de creatina causa retenção excessiva de água

Em primeiro lugar, o efeito colateral mais comum relacionado ao uso da creatina são o inchaço e retenção de água. Quando isso acontece, uma flutuação de peso de cerca de 10 a 15 quilos é comum, o que faz pessoas afirmarem que o uso da creatina engorda.

Este é um mito comum ainda falho. Um estudo duplo-cego realizado nos Estados Unidos, controlado por placebo, descobriu que, após três meses de uso de creatina, os indivíduos testados não apresentaram um aumento significativo na quantidade de água em seus corpos. Na verdade, o grupo que tomou a creatina mostrou melhores ganhos em massa livre de gordura e massa corporal total.

Sendo assim, é importante notar que o peso da água ou o peso do inchaço não é permanente. Conforme os níveis de creatina são reduzidos, como após o ciclo de creatina, você notará que o peso adicional vai desaparecer.

Ao usar qualquer suplemento, a moderação é a chave para a segurança do seu corpo, assim como tomar creatina. Quando se fala em ganho de peso, também é importante avaliar se realmente seus objetivos estão de acordo com os efeitos proporcionados pela creatina.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTONIO, Jose; CICCONE, Victoria. The effects of pre versus post workout supplementation of creatine monohydrate on body composition and strength. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 10, n. 1, p. 36, 2013. (Artigo)

ROSENE, J. M. et al. The effects of creatine supplementation on thermoregulation and isokinetic muscular performance following acute (3-day) supplementation. The Journal of sports medicine and physical fitness, v. 55, n. 12, p. 1488-1496, 2015.(Artigo)

TERJUNG, Ronald L. et al. American College of Sports Medicine roundtable. The physiological and health effects of oral creatine supplementation. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 32, n. 3, p. 706-717, 2000. (Artigo)

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