Como dormir mais rápido usando o relaxamento muscular progressivo

Você chega exausto em casa. Mas, na hora de ir para a cama, vêm na sua cabeça pensamentos e inquietações diversas. E isso se repete durante a noite toda. Por vezes, você chega a achar impossível cair no sono. Mesmo com os problemas do dia a dia, tudo o que quer é saber como dormir mais rápido.

Se esse quadro se encaixa com as coisas que vivencia, temos uma notícia boa para você. É possível aprender essa arte e entender como dormir rápido. Reunimos diversos dados científicos para que tenha uma noite de sono melhor e, assim, obter mais qualidade de vida.

O sono é a denominação que damos para aquele período em que descansamos. Geralmente, isso acontece por cerca de 8 horas. Mas esse intervalo de tempo varia de acordo com nossas necessidades orgânicas.

É durante esse momento que nosso corpo gerencia diversos processos fisiológicos altamente importantes para nossa saúde.

Pensando na significativa importância desse período, nós reunimos informações preciosas sobre como dormir mais rápido. Além disso, serão usadas técnicas com embasamento em diversas pesquisas científicas ao redor do mundo.

No ano de 1929, foi desenvolvido pelo Dr. Edmund Jacobson, um método para aliviar sintomas de ansiedade. Isso ficou conhecido como relaxamento muscular progressivo.

A técnica baseia-se no tensionamento e relaxamento de vários grupos musculares para possibilitar efeitos positivos. E os resultados auxiliaram em questões como, por exemplo, dormir mais rápido, reduzir dores do parto, ansiedade, como se desestressar, depressão e dores abdominais.

Esse método é capaz até de diminuir algumas lesões causadas pelo uso do cigarro. Utilizar exercícios de respiração e imaginação também potencializa os efeitos dessa técnica.

Como funciona esta técnica?

Para aprender como dormir melhor, basta seguir à risca as recomendações. Assim, identifique uma posição cômoda, de preferência sentado em alguma cadeira.

Quando você encontrar um ponto confortável, tensione algum grupo muscular e observe onde sente maior tensão. Feito isso, siga a sequência:

  1. Tensione os músculos o máximo que puder;
  2. Note a sensação de tensão;
  3. Relaxe esses músculos;
  4. Sinta a agradável sensação que se percebe ao relaxar esses músculos.

Por que a técnica funciona?

A ansiedade é uma condição que acarreta uma série de respostas físicas. Dentre elas, está a tensão muscular. E ela pode se intensificar ao ponto de causar dores e inviabilizar o início do sono.

Por isso, esse tipo de técnica é essencial. Ela faz com que a ansiedade seja reduzida, possibilitando que nossos níveis tensionais sejam normalizados e o corpo volte ao seu funcionamento adequado.

É importante salientar sobre o fato de que o relaxamento muscular progressivo não é indicado para pessoas com músculos lesionados. Nesse caso, o grupo muscular afetado não deverá ser trabalhado.

Para informações mais detalhadas sobre essa técnica, leia “Meditation Illuminated: Simple Ways to Manage Your Busy Mind”, de Joy Rains.

Por fim

Como vimos no artigo sobre as consequências de não dormir bem, ficar inúmeras noites sem conseguir adormecer normalmente, no longo prazo, pode acarretar sérios problemas de saúde, inclusive diminuindo sua expectativa de vida.

Dessa forma, nota-se a grande importância de aprender como dormir mais rápido. Além de garantir que sua saúde seja mantida dentro dos níveis normais, você conseguirá ter mais tempo para desenvolver suas atividades no decorrer do dia. E isso contribui para uma melhor qualidade de vida.

E você? Passa por essas mesmas dificuldades antes de dormir? Conhece alguém que também gostaria de aprender como dormir mais rápido e melhor? Então, não perca tempo, compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles possam desfrutar dos mesmos benefícios que você. Se você deseja receber mais dicas e informações como essa, basta se inscrever em nossa Newsletter. É inteiramente grátis!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HASHIM, Hairul Anuar; HANAFI, Hazwani; YUSOF, Ahmad. The effects of progressive muscle relaxation and autogenic relaxation on young soccer players’ mood states. Asian journal of sports medicine, 2011, 2.2: 99. (Artigo).

Thiago Medeiros da Costa Daniele, Jaqueline Pereira Lopes , Francisco Girleudo Coutinho da Silva, Pedro Felipe Carvalhedo de Bruin, Veralice Meireles Sales de Bruin. EXERCÍCIO FÍSICO REVERTE ALTERAÇÕES NEUROQUÍMICAS CEREBRAIS E COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELA PRIVAÇÃO DO SONO. Sleep Science. 2016. (Artigo).

Paiva T, Gaspar T, Matos MG. Mutual relations between sleep deprivation, sleep stealers and risk behaviours in adolescents. Sleep Science. 2016. (Artigo).

Camila Hirotsu, Sergio Tufik ,Monica Levy Andersen. Interactions between sleep, stress, and metabolism: From physiological to pathological conditions. Sleep Science. 2016. (Artigo).

Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

Como dormir mais rápido usando o relaxamento muscular progressivo

Você chega exausto em casa. Mas, na hora de ir para a cama, vêm na sua cabeça pensamentos e inquietações diversas. E isso se repete durante a noite toda. Por vezes, você chega a achar impossível cair no sono. Mesmo com os problemas do dia a dia, tudo o que quer é saber como dormir mais rápido.

Se esse quadro se encaixa com as coisas que vivencia, temos uma notícia boa para você. É possível aprender essa arte e entender como dormir rápido. Reunimos diversos dados científicos para que tenha uma noite de sono melhor e, assim, obter mais qualidade de vida.

O sono é a denominação que damos para aquele período em que descansamos. Geralmente, isso acontece por cerca de 8 horas. Mas esse intervalo de tempo varia de acordo com nossas necessidades orgânicas.

É durante esse momento que nosso corpo gerencia diversos processos fisiológicos altamente importantes para nossa saúde.

Pensando na significativa importância desse período, nós reunimos informações preciosas sobre como dormir mais rápido. Além disso, serão usadas técnicas com embasamento em diversas pesquisas científicas ao redor do mundo.

No ano de 1929, foi desenvolvido pelo Dr. Edmund Jacobson, um método para aliviar sintomas de ansiedade. Isso ficou conhecido como relaxamento muscular progressivo.

A técnica baseia-se no tensionamento e relaxamento de vários grupos musculares para possibilitar efeitos positivos. E os resultados auxiliaram em questões como, por exemplo, dormir mais rápido, reduzir dores do parto, ansiedade, como se desestressar, depressão e dores abdominais.

Esse método é capaz até de diminuir algumas lesões causadas pelo uso do cigarro. Utilizar exercícios de respiração e imaginação também potencializa os efeitos dessa técnica.

Como funciona esta técnica?

Para aprender como dormir melhor, basta seguir à risca as recomendações. Assim, identifique uma posição cômoda, de preferência sentado em alguma cadeira.

Quando você encontrar um ponto confortável, tensione algum grupo muscular e observe onde sente maior tensão. Feito isso, siga a sequência:

  1. Tensione os músculos o máximo que puder;
  2. Note a sensação de tensão;
  3. Relaxe esses músculos;
  4. Sinta a agradável sensação que se percebe ao relaxar esses músculos.

Por que a técnica funciona?

A ansiedade é uma condição que acarreta uma série de respostas físicas. Dentre elas, está a tensão muscular. E ela pode se intensificar ao ponto de causar dores e inviabilizar o início do sono.

Por isso, esse tipo de técnica é essencial. Ela faz com que a ansiedade seja reduzida, possibilitando que nossos níveis tensionais sejam normalizados e o corpo volte ao seu funcionamento adequado.

É importante salientar sobre o fato de que o relaxamento muscular progressivo não é indicado para pessoas com músculos lesionados. Nesse caso, o grupo muscular afetado não deverá ser trabalhado.

Para informações mais detalhadas sobre essa técnica, leia “Meditation Illuminated: Simple Ways to Manage Your Busy Mind”, de Joy Rains.

Por fim

Como vimos no artigo sobre as consequências de não dormir bem, ficar inúmeras noites sem conseguir adormecer normalmente, no longo prazo, pode acarretar sérios problemas de saúde, inclusive diminuindo sua expectativa de vida.

Dessa forma, nota-se a grande importância de aprender como dormir mais rápido. Além de garantir que sua saúde seja mantida dentro dos níveis normais, você conseguirá ter mais tempo para desenvolver suas atividades no decorrer do dia. E isso contribui para uma melhor qualidade de vida.

E você? Passa por essas mesmas dificuldades antes de dormir? Conhece alguém que também gostaria de aprender como dormir mais rápido e melhor? Então, não perca tempo, compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles possam desfrutar dos mesmos benefícios que você. Se você deseja receber mais dicas e informações como essa, basta se inscrever em nossa Newsletter. É inteiramente grátis!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HASHIM, Hairul Anuar; HANAFI, Hazwani; YUSOF, Ahmad. The effects of progressive muscle relaxation and autogenic relaxation on young soccer players’ mood states. Asian journal of sports medicine, 2011, 2.2: 99. (Artigo).

Thiago Medeiros da Costa Daniele, Jaqueline Pereira Lopes , Francisco Girleudo Coutinho da Silva, Pedro Felipe Carvalhedo de Bruin, Veralice Meireles Sales de Bruin. EXERCÍCIO FÍSICO REVERTE ALTERAÇÕES NEUROQUÍMICAS CEREBRAIS E COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELA PRIVAÇÃO DO SONO. Sleep Science. 2016. (Artigo).

Paiva T, Gaspar T, Matos MG. Mutual relations between sleep deprivation, sleep stealers and risk behaviours in adolescents. Sleep Science. 2016. (Artigo).

Camila Hirotsu, Sergio Tufik ,Monica Levy Andersen. Interactions between sleep, stress, and metabolism: From physiological to pathological conditions. Sleep Science. 2016. (Artigo).

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