Chá de Moringa: Um aliado da saúde e nutrição

Também conhecida como Árvore da Vida, a Moringa oleifera possui propriedades medicinais e elevado valor nutricional que começam a atrair a atenção de pesquisadores. Conheça todos os benefícios do chá de moringa.

Utilizada para combater desnutrição em países em desenvolvimento

A moringa é uma árvore nativa da Índia. Suas sementes, frutas, raízes, flores e principalmente as folhas vêm sendo utilizadas como alimento e medicação para tratar diversas doenças. Por ser de fácil cultivo e alto valor nutricional, tem ganhado cada vez mais importância no combate à desnutrição, principalmente em regiões atingidas pela insegurança alimentar.

LEIA TAMBÉM: Você já ouviu falar em fome oculta? Conheça a condição silenciosa que afeta 1 em cada 4 pessoas

Flor de Moringa oleifera

O que a Moringa tem de bom?

A moringa contém grandes quantidades de nutrientes que conferem um grande poder antioxidante e antiinflamatório à planta:

  • Beta-caroteno
  • Luteína
  • Potássio
  • Vitamina C
  • Vitamina B
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco
  • Aminoácidos
  • Ômega 3
  • Ômega 6
  • Flavonóides
  • Compostos fenólicos

LEIA TAMBÉM: Kombucha emagrece? Conheça os benefícios e riscos da bebida

O poder medicinal da Moringa oleifera

Devido às grandes quantidades de macro e micronutrientes, a moringa é utilizada há centenas de anos como tratamento para diversas doenças e terapias:

  • Complemento alimentar para estado de subnutrição
  • Aumento da produção de leite
  • Antibiótico
  • Redução da pressão arterial
  • Antiespasmódico
  • Anti-úlcera
  • Antiinflamatório
  • Redução de colesterol
  • Redução de glicemia
  • Proteção ao fígado
  • Prevenção da aterosclerose e melhora da saúde cardiovascular
  • Propriedades anticancerígenas
  • Melhora da função pulmonar e sintomas da asma não alérgico
  • Analgesia: principalmente em dores reumáticas
  • Tratamento de feridas dérmicas
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Infertilidade

Apesar de sua utilização centenária, a Moringa oleifera ainda foi pouco estudada pela ciência. Portanto ainda são necessárias mais evidências científicas para ter-se certeza sobre sua eficácia medicinal.

Incluindo o chá de moringa no dia a dia

A moringa pode ser consumida de diversas maneiras, as folhas podem ser usadas em saladas e as flores podem ser cozidas em leite de coco, por exemplo.

Mas o chá de moringa é a versão mais comumente encontrada à venda. Ele pode ser feito à partir da infusão da flor ou da folha, secas ou frescas. A versão seca oferece maiores teores de compostos fenólicos e flavonóides, e neste caso o tempo de infusão para maior aproveitamento destes compostos é de 4 a 6 minutos.

LEIA TAMBÉM: Os possíveis benefícios dos probióticos para o cérebro e o humor

Referências

GUALBERTO, N. C., et al.  Avaliação dos compostos bioativos presentes na infusão do chá da flor de Moringa oleífera l. seca e in natura. Revista Tecnológica: 265-273, 2015.

KINUPP, V. F; LORENZ, H. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Plantarum LTDA, 2014.

MANAHEJI, H., et al. Analgesic effects of methanolic extracts of the leaf or root of Moringa oleifera on complete Freund´s adjuvant-induced arthritis in rats. Journal of Chinese Integrative Medicine; 9 (2), 2011. 

RAZIS, A. F. A., IBRAHIM, M. D., KNTAYYA, S. B. Health benefits of Moringa oleifera. Asian Pc J Cancer Prev; 15 (20): 8571-76, 2014.

THURBER,M. D., FAHEY, J. W. Adoption of Moringa oleifera to combat under-nutrition viewed through the lens of the “Diffusion of Innovations” theory. Ecol Food Nutr; 48 (3): 212-225, 2009.
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Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

Chá de Moringa: Um aliado da saúde e nutrição

Também conhecida como Árvore da Vida, a Moringa oleifera possui propriedades medicinais e elevado valor nutricional que começam a atrair a atenção de pesquisadores. Conheça todos os benefícios do chá de moringa.

Utilizada para combater desnutrição em países em desenvolvimento

A moringa é uma árvore nativa da Índia. Suas sementes, frutas, raízes, flores e principalmente as folhas vêm sendo utilizadas como alimento e medicação para tratar diversas doenças. Por ser de fácil cultivo e alto valor nutricional, tem ganhado cada vez mais importância no combate à desnutrição, principalmente em regiões atingidas pela insegurança alimentar.

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Flor de Moringa oleifera

O que a Moringa tem de bom?

A moringa contém grandes quantidades de nutrientes que conferem um grande poder antioxidante e antiinflamatório à planta:

  • Beta-caroteno
  • Luteína
  • Potássio
  • Vitamina C
  • Vitamina B
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco
  • Aminoácidos
  • Ômega 3
  • Ômega 6
  • Flavonóides
  • Compostos fenólicos

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O poder medicinal da Moringa oleifera

Devido às grandes quantidades de macro e micronutrientes, a moringa é utilizada há centenas de anos como tratamento para diversas doenças e terapias:

  • Complemento alimentar para estado de subnutrição
  • Aumento da produção de leite
  • Antibiótico
  • Redução da pressão arterial
  • Antiespasmódico
  • Anti-úlcera
  • Antiinflamatório
  • Redução de colesterol
  • Redução de glicemia
  • Proteção ao fígado
  • Prevenção da aterosclerose e melhora da saúde cardiovascular
  • Propriedades anticancerígenas
  • Melhora da função pulmonar e sintomas da asma não alérgico
  • Analgesia: principalmente em dores reumáticas
  • Tratamento de feridas dérmicas
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Infertilidade

Apesar de sua utilização centenária, a Moringa oleifera ainda foi pouco estudada pela ciência. Portanto ainda são necessárias mais evidências científicas para ter-se certeza sobre sua eficácia medicinal.

Incluindo o chá de moringa no dia a dia

A moringa pode ser consumida de diversas maneiras, as folhas podem ser usadas em saladas e as flores podem ser cozidas em leite de coco, por exemplo.

Mas o chá de moringa é a versão mais comumente encontrada à venda. Ele pode ser feito à partir da infusão da flor ou da folha, secas ou frescas. A versão seca oferece maiores teores de compostos fenólicos e flavonóides, e neste caso o tempo de infusão para maior aproveitamento destes compostos é de 4 a 6 minutos.

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Referências

GUALBERTO, N. C., et al.  Avaliação dos compostos bioativos presentes na infusão do chá da flor de Moringa oleífera l. seca e in natura. Revista Tecnológica: 265-273, 2015.

KINUPP, V. F; LORENZ, H. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Plantarum LTDA, 2014.

MANAHEJI, H., et al. Analgesic effects of methanolic extracts of the leaf or root of Moringa oleifera on complete Freund´s adjuvant-induced arthritis in rats. Journal of Chinese Integrative Medicine; 9 (2), 2011. 

RAZIS, A. F. A., IBRAHIM, M. D., KNTAYYA, S. B. Health benefits of Moringa oleifera. Asian Pc J Cancer Prev; 15 (20): 8571-76, 2014.

THURBER,M. D., FAHEY, J. W. Adoption of Moringa oleifera to combat under-nutrition viewed through the lens of the “Diffusion of Innovations” theory. Ecol Food Nutr; 48 (3): 212-225, 2009.

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