Dieta para emagrecer saudável e sem segredos

Buscar uma dieta para emagrecer que realmente funcione é o desejo da maioria das pessoas que se encontram acima do peso. Porém, devido ao ritmo acelerado do dia a dia e o desejo de se alimentar de forma mais prática e fácil, milhares de pessoas optaram por consumir alimentos nada saudáveis. Como é possível reverter essa situação?

Qual a importância da dieta para emagrecer nos dias de hoje?

A dieta para emagrecer consiste em uma grande aliada no combate à obesidade, que tem se tornado cada vez maior no mundo todo. Segundo um estudo realizado pela renomada revista científica Lancet, existem cerca de 30 milhões de obesos no Brasil.

Outra pesquisa coordenada por cientistas do Imperial College London, comparou o IMC de 20 milhões de mulheres e homens, entre os anos de 1975 e 2014. Qual foi o resultado?

O estudo evidenciou que, até o ano de 2025, haverá mais obesos no mundo do que não obesos.

Essa é uma questão que preocupa muito a ONU e a OMS – Organização Mundial de Saúde.

É muito comum encontrar várias pessoas em grandes centros e lanchonetes por volta do meio-dia, comendo sanduíches, coxinhas e outras guloseimas, substituindo uma das refeições mais importantes do dia: o almoço.

Isso demonstra ser evidente que, quem precisa emagrecer, deve primeiro estar consciente dessa necessidade. Não basta que a pessoa simplesmente entenda que está comendo excessivamente, ou que está apenas se alimentando de bobagens.

É preciso compreender, sobretudo, como uma reeducação alimentar e mudanças de hábitos vão fazer a diferença em sua vida.

Como emagrecer sem segredos e de forma otimizada

Perder peso é um processo que deve envolver diversos fatores, que vão além de apenas se dedicar a uma dieta para emagrecer. Veja como esses fatores, como uma alimentação balanceada, podem ajudar nesse processo.

Coma menos carboidratos

Em primeiro lugar, é interessante que você entenda o que são os carboidratos.

Carboidratos são todos os alimentos que, ao serem ingeridos, se transformam em glicose. Eles são os responsáveis por fornecer mais energia para o corpo. Os carboidratos são divididos em 2 tipos:

  • Carboidratos simples – Sua estrutura permite que sejam absorvidos com bastante velocidade. Dentre estes, podem ser destacados o próprio açúcar, biscoitos, mel, massas e etc. Eles fazem com que a quantidade de glicose na corrente sanguínea seja maior.
  • Carboidratos compostos – Estimulam uma digestão mais lenta e, por isso, o processamento de açúcar também se mantém mais demorado. Sua presença não provoca grandes alterações de glicose na corrente sanguínea. Os alimentos integrais fazem parte desse tipo de carboidrato e, portanto, são mais saudáveis para o organismo.

Sendo assim, pessoas que consomem mais proteínas do que carboidratos conseguem emagrecer com mais facilidade e, como consequência, também possuem melhores condições de manter o seu peso.

E coma mais proteínas

Já as proteínas possuem um conjunto de macronutrientes, que são essenciais para a saúde do corpo. Além disso, não agem como os carboidratos, que liberam açúcar com grande rapidez no organismo, fazendo com que a pessoa mantenha a sensação de saciedade por mais tempo.

É importante salientar que nem toda dieta para emagrecer é indicada, algumas devem ser evitadas a todo custo, por se tratarem de dietas para emagrecer perigosas para a sua saúde.

Defina horários regulares das refeições

Algumas pessoas que fazem algum tipo de dieta para emagrecer acabam pulando refeições ou então deixam de comer, acreditando que isso será mais vantajoso para ela.

De acordo com vários nutricionistas, manter horários definidos para se alimentar consiste em um fator vital para a perda de peso.

Isso porque o corpo entende que receberá um alimento saudável para desenvolver as suas funções necessárias e, dessa forma, não precisará fazer uma estocagem de gordura. Por isso, o recomendável é que a alimentação seja feita a cada 3 horas.

Além disso, em relação aos horários, é bom evitar comer carboidratos à noite. O motivo é porque, como ele libera glicose com maior velocidade, permite um maior acúmulo e armazenamento de calorias/ gorduras.

Faça a manutenção da sua dieta

Para evitar o efeito platô, que ocorre quando a pessoa estaciona no peso, mesmo quando se esforça recorrendo a dietas para emagrecer, é preciso que você emagreça progressivamente, ou seja, devagar.

O efeito platô acontece porque o corpo acaba se adaptando à dieta, não provocando mais perdas de peso.

A diminuição das calorias deve ser feita aos poucos e não de maneira brusca e, por isso, uma dieta drástica pode não ser a melhor solução.

Para que a sua dieta seja de fato eficiente, é preciso fazer a manutenção da dieta escolhida, verificando a quantidade e a qualidade dos alimentos, além de praticar exercícios regulares, entre outros fatores.

Quer saber mais sobre emagrecimento saudável? Então assine gratuitamente a nossa Newsletter e comece a receber mais artigos como esse!

REFERÊNCIAS

HYPER SCIENCE. Comer mais proteínas e menos carboidratos ajuda a manter o peso. Disponível em: <http://hypescience.com/comer-mais-proteinas-e-menos-carboidratos-ajuda-a-manter-o-peso/>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.

NUTRI CHEF BRASÍLIA. Você sabe o que são carboidratos? Disponível em <http://www.nutrichefbrasilia.com.br/dicas-saudaveis/voce-sabe-o-que-sao-carboidratos.html>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.

MINHA VIDA. Proteína é vista como importante aliada no emagrecimento. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16289-proteina-e-vista-como-importante-aliada-no-emagrecimento-diz-estudo>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.
Time formado por redatores com pós graduação e/ou doutorado nas áreas de saúde, dieta, suplementação e/ou treino, além de convidados especialistas em suas áreas.

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Dieta para emagrecer saudável e sem segredos

Buscar uma dieta para emagrecer que realmente funcione é o desejo da maioria das pessoas que se encontram acima do peso. Porém, devido ao ritmo acelerado do dia a dia e o desejo de se alimentar de forma mais prática e fácil, milhares de pessoas optaram por consumir alimentos nada saudáveis. Como é possível reverter essa situação?

Qual a importância da dieta para emagrecer nos dias de hoje?

A dieta para emagrecer consiste em uma grande aliada no combate à obesidade, que tem se tornado cada vez maior no mundo todo. Segundo um estudo realizado pela renomada revista científica Lancet, existem cerca de 30 milhões de obesos no Brasil.

Outra pesquisa coordenada por cientistas do Imperial College London, comparou o IMC de 20 milhões de mulheres e homens, entre os anos de 1975 e 2014. Qual foi o resultado?

O estudo evidenciou que, até o ano de 2025, haverá mais obesos no mundo do que não obesos.

Essa é uma questão que preocupa muito a ONU e a OMS – Organização Mundial de Saúde.

É muito comum encontrar várias pessoas em grandes centros e lanchonetes por volta do meio-dia, comendo sanduíches, coxinhas e outras guloseimas, substituindo uma das refeições mais importantes do dia: o almoço.

Isso demonstra ser evidente que, quem precisa emagrecer, deve primeiro estar consciente dessa necessidade. Não basta que a pessoa simplesmente entenda que está comendo excessivamente, ou que está apenas se alimentando de bobagens.

É preciso compreender, sobretudo, como uma reeducação alimentar e mudanças de hábitos vão fazer a diferença em sua vida.

Como emagrecer sem segredos e de forma otimizada

Perder peso é um processo que deve envolver diversos fatores, que vão além de apenas se dedicar a uma dieta para emagrecer. Veja como esses fatores, como uma alimentação balanceada, podem ajudar nesse processo.

Coma menos carboidratos

Em primeiro lugar, é interessante que você entenda o que são os carboidratos.

Carboidratos são todos os alimentos que, ao serem ingeridos, se transformam em glicose. Eles são os responsáveis por fornecer mais energia para o corpo. Os carboidratos são divididos em 2 tipos:

  • Carboidratos simples – Sua estrutura permite que sejam absorvidos com bastante velocidade. Dentre estes, podem ser destacados o próprio açúcar, biscoitos, mel, massas e etc. Eles fazem com que a quantidade de glicose na corrente sanguínea seja maior.
  • Carboidratos compostos – Estimulam uma digestão mais lenta e, por isso, o processamento de açúcar também se mantém mais demorado. Sua presença não provoca grandes alterações de glicose na corrente sanguínea. Os alimentos integrais fazem parte desse tipo de carboidrato e, portanto, são mais saudáveis para o organismo.

Sendo assim, pessoas que consomem mais proteínas do que carboidratos conseguem emagrecer com mais facilidade e, como consequência, também possuem melhores condições de manter o seu peso.

E coma mais proteínas

Já as proteínas possuem um conjunto de macronutrientes, que são essenciais para a saúde do corpo. Além disso, não agem como os carboidratos, que liberam açúcar com grande rapidez no organismo, fazendo com que a pessoa mantenha a sensação de saciedade por mais tempo.

É importante salientar que nem toda dieta para emagrecer é indicada, algumas devem ser evitadas a todo custo, por se tratarem de dietas para emagrecer perigosas para a sua saúde.

Defina horários regulares das refeições

Algumas pessoas que fazem algum tipo de dieta para emagrecer acabam pulando refeições ou então deixam de comer, acreditando que isso será mais vantajoso para ela.

De acordo com vários nutricionistas, manter horários definidos para se alimentar consiste em um fator vital para a perda de peso.

Isso porque o corpo entende que receberá um alimento saudável para desenvolver as suas funções necessárias e, dessa forma, não precisará fazer uma estocagem de gordura. Por isso, o recomendável é que a alimentação seja feita a cada 3 horas.

Além disso, em relação aos horários, é bom evitar comer carboidratos à noite. O motivo é porque, como ele libera glicose com maior velocidade, permite um maior acúmulo e armazenamento de calorias/ gorduras.

Faça a manutenção da sua dieta

Para evitar o efeito platô, que ocorre quando a pessoa estaciona no peso, mesmo quando se esforça recorrendo a dietas para emagrecer, é preciso que você emagreça progressivamente, ou seja, devagar.

O efeito platô acontece porque o corpo acaba se adaptando à dieta, não provocando mais perdas de peso.

A diminuição das calorias deve ser feita aos poucos e não de maneira brusca e, por isso, uma dieta drástica pode não ser a melhor solução.

Para que a sua dieta seja de fato eficiente, é preciso fazer a manutenção da dieta escolhida, verificando a quantidade e a qualidade dos alimentos, além de praticar exercícios regulares, entre outros fatores.

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REFERÊNCIAS

HYPER SCIENCE. Comer mais proteínas e menos carboidratos ajuda a manter o peso. Disponível em: <http://hypescience.com/comer-mais-proteinas-e-menos-carboidratos-ajuda-a-manter-o-peso/>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.

NUTRI CHEF BRASÍLIA. Você sabe o que são carboidratos? Disponível em <http://www.nutrichefbrasilia.com.br/dicas-saudaveis/voce-sabe-o-que-sao-carboidratos.html>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.

MINHA VIDA. Proteína é vista como importante aliada no emagrecimento. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16289-proteina-e-vista-como-importante-aliada-no-emagrecimento-diz-estudo>. Acesso em: 22 de dez. de 2016.

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